"Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro, de encanto, de canto, de poesia, de arte, de fazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem estar e de bem querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes." Redin

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gincana literária


Regras da Gincana Literária(Semana da Criança - 2010) realizada pelas bibliotecárias Verinha e Ana Alice.



Gincana Literária – Provas

1- Prova relâmpago - Cada um no seu lugar: separar os títulos das histórias de acordo com os gêneros aos quais pertencem em: fábulas, lendas ou contos clássicos(de fadas e fantásticos).
Os títulos das histórias estarão escritos em fichas. As crianças terão que classificá-los, colocando as fichas nas bandejas correspondentes. Ganha quem terminar primeiro. Para o primeiro e o segundo ano, poderá ser em dupla.

2- Prova antecipada - Quem conta um conto aumenta um ponto: cada equipe deverá trazer uma pessoa para contar uma história . Deve ser alguém de fora da escola. A história não precisa ser longa. Ganha ponto a equipe que cumprir a prova, sendo que não haverá julgamento para a história ou seu “contador”.

3- Prova relâmpago - Nó na língua: Um membro de cada equipe deve ler um trava-língua, rápido, sem errar ou gaguejar. O trava-língua será o mesmo para as duas equipes. Esta prova será julgada. Ganha quem ler melhor.

4- Prova relâmpago - O enigma: As equipes deverão apresentar dois membros para decifrar um enigma sobre uma história. Ganha quem terminar primeiro.

5- Prova relâmpago – Os fugitivos: Os personagens de 3 histórias fugiram e se misturaram. As equipes devem separar o personagens, cada qual com sua história. Uma equipe por vez fará a prova. Ganha quem gastar o menor tempo(cronometrar). Para o primeiro e o segundo ano, poderá ser em dupla.

6- Prova antecipada - Viagem ao mundo da fantasia: As equipes deverão caracterizar um de seus membros como o personagem principal de uma história, à escolha da equipe. Ganha ponto quem cumprir a prova.

7- Prova relâmpago – Feijões mágicos: Um membro da equipe deverá levar os feijões do João, da história João e o pé de feijão, de um prato para o outro usando somente um canudo(sugar), não vale ajudar com as mãos. Se o feijão cair no meio do caminho, deverá voltar ao primeiro prato e começar novamente. Ganha quem levar mais feijões ao final de 3 minutos.

8- Prova antecipada – Sarau: a equipe deverá escolher um ou mais membros para declamarem uma poesia, à escolha da equipe. Serão julgados os critérios: entonação, clareza, expressão. Ganha o que fizer melhor declamação.

9- Prova relâmpago: “Jogue as tranças, Rapunzel” : Trançar os cabelos da “Rapunzel” em menor tempo e escrever numa folha o local onde ela ficava presa. Ganha quem fizer primeiro.

10- Prova antecipada - Respondendo sobre o autor: responder sobre determinado autor(à escolha da organização) pode estudar a biografia antes. Os membros que irão responder deverão fazê-lo por escrito, sem olhar na resposta do adversário, a cada pergunta que o condutor da gincana fizer sobre o autor escolhido. As equipes ganham pontos a cada acerto.

11- Prova extra - Chapeuzinho e o Lobo Mau: Uma criança será a Chapeuzinho Vermelho e deverá levar um doce por vez até a vovó usando uma minúscula cestinha. Um membro da equipe adversária será o Lobo e deverá “atrapalhar” a Chapeuzinho. O lobo não deve tocar na Chapeuzinho, sob pena de sua equipe perder 10 pontos por toque. Ganha quem levar mais doces ao final de 3 minutos.

12- Prova extra - Fôlego de lobo: Um membro de cada equipe deverá soprar uma bexiga até estourá-la. Ganha quem estourar mais rápido.


Cada prova terá valor de 50 pontos. A equipe vencedora será aquela que acumular mais pontos.