"Uma grande escola exigirá tempo. Tempo de encontro, de encanto, de canto, de poesia, de arte, de fazer, de discussão, de gratuidade, de ética e de estética, de bem estar e de bem querer e de beleza. Porque escola grande se faz com grandes cabeças (é certo!), mas também com grandes corações, com muitos braços, que se estendem em abraços que animam caminhadas para grandes horizontes." Redin

Histórico da Escola e Biografias - Prof João Mestre e Cônego Fernando


Histórico da Escola Estadual Professor João Mestre


    Em 29 de agosto de 1922 foram criadas duas escolas isoladas no Distrito de Ponte Alta, antigo nome do município de Monsenhor Paulo, Comarca da Campanha. Uma das escolas era especificamente masculina e funcionava sob a responsabilidade da normalista Alice Brasilina de Souza. A outra escola era especificamente feminina e funcionava sob a responsabilidade da normalista Hermínia de Souza Vilhena.
    Por volta de 1929, as duas escolas foram fundidas Alice Brasilina de Souza passou a reger a primeira escola mista, ficando a segunda escola mista sob a regência da Professora Maria José Labeca.
    Em 1942, foi criada mais uma escola mista de primeira série dirigida pela Professora Geralda Siqueira Câmara Furquim. Nesta data, a terceira escola mista do 2º e 3º anos estava sob a regência da Professora Maria Petronilha Totti.
    Em 16 de julho de 1952, as escolas foram reunidas e transferidas para o prédio próprio com a cooperação do Revmo. Pe. Fernando Sales da Silveira.
    Em 24 de janeiro de 1956, pelo Decreto nº 4.935, foi criado o Grupo Escolar Professor João Mestre, em homenagem a João Batista da Silveira.
    Com a Resolução nº 810/74, o Grupo Escolar passou a denominar-se Escola Estadual Professor João Mestre, com Tipologia 1.2.O.A.
    Em 1977, o prédio foi ampliado e reformado, sendo inaugurado pelo então Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.
    Até 1987, a Escola Estadual Professor João Mestre, contou com as seguintes modalidades de ensino: 1º grau (1ª à 4ª série), Educação Integrada e Pré-escolar.
    A partir de 1988, foram implantados o Ciclo Básico de Alfabetização e o Ensino Regular de Suplência.
    Entre 1994 e 1996, a pré-escola passou para a responsabilidade do município e o Ensino Regular de Suplência foi extinto.
    Entre 1997 e 1999, foi ampliado o Ciclo Básico até o 3º ano.
    Em 2000, foi implantado neste estabelecimento o sistema de ciclos, sendo: 1º, 2º e 3º anos do Ciclo Básico e 1º ano do Ciclo Intermediário.
    Em 2004, conforme a Resolução nº 469, de 22 de dezembro de 2003, foi implantado o Ensino Fundamental com duração de 09 (nove) anos, compreendendo dois Ciclos divididos em Ciclo Inicial de Alfabetização, com duração de 03 (três) anos - Fase Introdutória, Fase I e Fase II; Ciclo Complementar de Alfabetização, com duração de 02 (dois) anos – Fase III e Fase IV.
    A partir de 2008, norteados pela Resolução 1086/2008, o ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos passou a estruturar-se em 5 (cinco) anos iniciais, organizados em ciclos e 4 (quatro) anos finais em anos de escolaridade. Nos anos iniciais, a organização escolar passou a ter 2(dois) ciclos: Ciclo da Alfabetização com a duração de 3 (três) anos de escolaridade – 1º, 2º e 3º ano e Ciclo Complementar com a duração de 2 (dois) anos de escolaridade – 4º e 5º ano.
    Ao longo de seus 58 anos de existência, a E. E. Prof. João Mestre, se solidificou no município pela qualidade educacional de seu trabalho, dispondo de uma estrutura física que se ampliou e ganhou novos espaços para a prática educacional, cultural, esportiva e recreativa. Com uma equipe engajada e comprometida e sob a liderança de gestores empreendedores, sua trajetória humanista e transformadora é marcada por ideais e conquistas de grandes metas acalentadas por grandes sonhos.






Biografia do Professor "João Mestre"
(Patrono da Escola)



   João Batista da Silveira, nasceu em 24 de Junho de 1861, na cidade de Silvianópolis - MG. Era filho de Angélica Maria de Jesus e de pai ignorado.
    Seu pai deu-lhe o sobrenome e custeou seus estudos, mas não assumiu a responsabilidade de registrá-lo como filho. Teve mais uma irmã, Iria Maria de Jesus.
   Aos sete anos, foi morar em Campanha - MG, onde começou seus estudos no Colégio Mariano e depois no Colégio Normal.
   Após concluir o curso Normal, já professor em 1887, veio residir em Ponte Alta, antigo nome da cidade de Monsenhor Paulo - MG. Foi professor de 1ª a 4ª série e as aulas eram ministradas em sua própria casa, que ainda existe, na Rua José Grilo. Também dava aulas de música, tocava saxofone e harmônio e era conhecido nesta época como "João Saxista".
   Casou-se com Ana Bernardina Salles e tiveram quinze filhos, dos quais sobreviveram dez: Adélia, João Batista, Cândida Rosa, Maria da Conceição, José Maria, Maria do Rosário, José Bento, José do Patrocínio, Maria de Lourdes e Maria Aparecida.
   Após o falecimento de Ana Bernardina, casou-se novamente, com a sua cunhada, Maria da Conceição Salles e com ela teve mais onze filhos, dos quais sobreviveram seis: José Galdino, Fernando, Pedro, Angélica, Ana Bernardina e Américo Josino.
   Sua segunda esposa era professora e foi nomeada em 05 de Janeiro de 1909, para trabalhar na então escola mista.
   Com uma família numerosa, viviam com grande dificuldade. As filhas mais velhas vendiam doces, bolos e pães, além de confeccionar velas, terços e hóstias para a igreja.
   Como na época não havia casa paroquial, um dos quartos da casa de João Mestre era reservado aos padres que davam assistência para a cidade.
   No porão da casa, sempre ficavam abrigados andarilhos da época. Conforme depoimentos de Dona Ana Cândida Pierrot (Sá Donana) e Dona Matilde Carvalho Pereira (Dona Tilica), ambas já falecidas, apesar da vida difícil, todos que passassem pela casa de João Mestre, não saiam sem almoço ou sem jantar, pois era muito generoso e honesto.
   Foi o primeiro funcionários dos Correios da cidade e a agência funcionava em sua casa.
   Era professor dedicado e todos os seus filhos além do estudo regular, também faziam aulas de música.
   Dois deles tornaram-se padres: João Batista da Silveira Filho (Monsenhor Silveira) e Fernando Salles da Silveira (mais tarde Cônego Fernando).
   João Mestre sofria de bronquite asmática. Faleceu em 07 de Agosto de 1923, aos 62 anos de idade.


Observação: Biografia embasada em relatos de antigos moradores de Monsenhor Paulo e familiares de João Mestre.





Biografia do PADRE FERNANDO SALES DA SILVEIRA



    Padre Fernando nasceu em Monsenhor Paulo, em 19 de setembro de 1910, filho de João Batista da Silveira "João Mestre" e de D. Maria da Conceição Sales da Silveira.
    Concluiu seus estudos primários no então povoado de Ponte Alta, hoje cidade de Monsenhor Paulo, seguindo para o Seminário Nossa Senhora das Dores de Campanha(MG), posteriormente terminando seus estudos no Seminário Maior São José de Mariana no Estado de Minas Gerais, sendo ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1937.
    Padre Fernando foi nomeado vigário de Monsenhor Paulo no ano de 1949. Na década de 50 foi transferido para outras paróquias tendo exercido sua ação pastoral em Campanha(MG), Itamonte(MG), Cachoeira Paulista(SP), Dom Joaquim(MG) e na Capital do Estado - Belo Horizonte.Batalhador incansável pelas causas de Monsenhor Paulo, teve papel decisivo no processo de emancipação do município.
    Lutou pela criação e instalação do Grupo Escolar Professor João Mestre que leva o nome de seu querido pai. Batalhou por outras obras para a nossa cidade, entre elas o asfaltamento da rodovia que liga Monsenhor Paulo à BR 381 - Fernão Dias.
    Ajudou o prefeito da época, José Benedito de Oliveira, conseguir que, pela primeira vez, um governador de estado - Dr. Aureliano Chaves de Mendonça - visitasse nossa cidade.
   Em 198l, já com a saúde debilitada, retornou à Monsenhor Paulo, onde faleceu em 26 de julho de 1982.
  
   Nossa Biblioteca recebeu o seu nome, como forma de prestar-le homenagem.


Informações sobre Padre Fernando obtidas no site: http://www.nossaponte.com.br/ (site oficial de Monsenhor Paulo)