Regras da Gincana Literária(Semana da Criança - 2010) realizada pelas bibliotecárias Verinha e Ana Alice.
Gincana Literária – Provas
1- Prova relâmpago - Cada um no seu lugar: separar os títulos das histórias de acordo com os gêneros aos quais pertencem em: fábulas, lendas ou contos clássicos(de fadas e fantásticos).
Os títulos das histórias estarão escritos em fichas. As crianças terão que classificá-los, colocando as fichas nas bandejas correspondentes. Ganha quem terminar primeiro. Para o primeiro e o segundo ano, poderá ser em dupla.
2- Prova antecipada - Quem conta um conto aumenta um ponto: cada equipe deverá trazer uma pessoa para contar uma história . Deve ser alguém de fora da escola. A história não precisa ser longa. Ganha ponto a equipe que cumprir a prova, sendo que não haverá julgamento para a história ou seu “contador”.
3- Prova relâmpago - Nó na língua: Um membro de cada equipe deve ler um trava-língua, rápido, sem errar ou gaguejar. O trava-língua será o mesmo para as duas equipes. Esta prova será julgada. Ganha quem ler melhor.
4- Prova relâmpago - O enigma: As equipes deverão apresentar dois membros para decifrar um enigma sobre uma história. Ganha quem terminar primeiro.
5- Prova relâmpago – Os fugitivos: Os personagens de 3 histórias fugiram e se misturaram. As equipes devem separar o personagens, cada qual com sua história. Uma equipe por vez fará a prova. Ganha quem gastar o menor tempo(cronometrar). Para o primeiro e o segundo ano, poderá ser em dupla.
6- Prova antecipada - Viagem ao mundo da fantasia: As equipes deverão caracterizar um de seus membros como o personagem principal de uma história, à escolha da equipe. Ganha ponto quem cumprir a prova.
7- Prova relâmpago – Feijões mágicos: Um membro da equipe deverá levar os feijões do João, da história João e o pé de feijão, de um prato para o outro usando somente um canudo(sugar), não vale ajudar com as mãos. Se o feijão cair no meio do caminho, deverá voltar ao primeiro prato e começar novamente. Ganha quem levar mais feijões ao final de 3 minutos.
8- Prova antecipada – Sarau: a equipe deverá escolher um ou mais membros para declamarem uma poesia, à escolha da equipe. Serão julgados os critérios: entonação, clareza, expressão. Ganha o que fizer melhor declamação.
9- Prova relâmpago: “Jogue as tranças, Rapunzel” : Trançar os cabelos da “Rapunzel” em menor tempo e escrever numa folha o local onde ela ficava presa. Ganha quem fizer primeiro.
10- Prova antecipada - Respondendo sobre o autor: responder sobre determinado autor(à escolha da organização) pode estudar a biografia antes. Os membros que irão responder deverão fazê-lo por escrito, sem olhar na resposta do adversário, a cada pergunta que o condutor da gincana fizer sobre o autor escolhido. As equipes ganham pontos a cada acerto.
11- Prova extra - Chapeuzinho e o Lobo Mau: Uma criança será a Chapeuzinho Vermelho e deverá levar um doce por vez até a vovó usando uma minúscula cestinha. Um membro da equipe adversária será o Lobo e deverá “atrapalhar” a Chapeuzinho. O lobo não deve tocar na Chapeuzinho, sob pena de sua equipe perder 10 pontos por toque. Ganha quem levar mais doces ao final de 3 minutos.
12- Prova extra - Fôlego de lobo: Um membro de cada equipe deverá soprar uma bexiga até estourá-la. Ganha quem estourar mais rápido.
Cada prova terá valor de 50 pontos. A equipe vencedora será aquela que acumular mais pontos.